Dicas - 6 Dicas Sobre Pintura a Óleo para Iniciantes


Pensando em entrar no mundo do óleo sobre tela e não sabe como começar? Separamos 6 dicas para você se jogar de cabeça e arrasar, confira!



1- COMPRAr TINTAS E PINCÉIS DE BOA QUALIDADE 
As tintas profissionais possuem maior proporção de pigmentos e produzem melhores resultados, além de proporcionarem uma melhor cobertura da superfície da tela.
Em relação aos pincéis, uma pequena quantidade, porém sendo de boa qualidade e de diferentes tamanhos já é ideal para começar.

Você pode utilizar o mesmo tipo de pincéis para pintura em acrílico e a óleo, no entanto, os mais recomendados são os de pelo natural, como os de cerdas de porco, por serem bons e econômicos.

2- COMECE pintando telas pequenas 

Pode ser tentador começar a pintar utilizando telas enormes, porém, uma tela pequena te da a oportunidade de experimentar técnicas, cores e misturas, sem investir em muito material e nem muito tempo, sendo melhor para praticar e fazer testes. O mais indicado é começar a pintar utilizando telas de 20x30cm.

3- organize um espaço para pintar 
Você deve organizar em sua casa um pequeno espaço bem ventilado. Tendo a sua disposição todos os materiais, cavaletes e telas, tudo sempre pronto para pintar a qualquer momento e tudo sempre visível e organizado.

Isso facilitará o seu processo de pintura, podendo pintar com mais frequência e com maior praticidade.

4- ESTUDe SOBRE A TEORIA DA COR 
Essa é com certeza a mais importante das dicas. A teoria da cor nos ensina como manter as cores vibrantes, e nos ensina como evitar esse aspecto inacabado de certos quadros realizados pelos iniciantes na técnica.
É importante saber como as cores primárias nos conduzem as segundarias e também como as cores podem ter tendência para os tons amarelos os azuis, fazendo com que o resultado seja mais frio ou mais quente. Estudar a teoria é tão importante quanto a prática, em si.


5- LIMPE SEMPRE OS PINCÉIS 
Essa dica é muito importante, pois manter os pincéis limpinhos é crucial para obter bons resultados em sua pintura.

O pincel deve ser bem higienizado entre a aplicação das diferentes cores. Para isso, utiliza-se papel de cozinha e terebentina.
Ao final da sessão, lave delicadamente todos os pincéis de pintura com água e sabão.

6- LIMPe E GUARDe APROPRIADAMENTE OS TEUS MATERIAIS 

As tintas e diluentes para pintar a óleo são tóxicos, portanto, é importante limpar e guardar tudo o que utilizar para pintar.

É necessário jogar fora todos os papéis sujos com terebintina e tinta, mantendo fora do alcance de crianças e animais.
Uma vez que alguns destes materiais são inflamáveis, eu recomendo que molhe os panos e papéis com água, mesmo que seja para jogar no lixo, evitando que por qualquer eventualidade possam inflamar espontaneamente.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a iniciar a sua carreira na pintura a óleo. Lembrando que praticar e treinar é fundamental para obter, ao longo do tempo, os melhores resultados em suas obras. Esperamos que tenham gostado e aproveitem as nossas dicas para se jogar com tudo no mundo da arte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário