Curiosidades - ESPECIAL DIA DAS MULHERES

A mulher deve ter seu prestígio todos os dias, mas no dia 8 de março temos o dever de evidenciar ainda mais o quanto elas são importantes, aliás, o quanto nós somos importantes (simmmm, aqui na Quadros Design é Girl Power total 🙋 hahahaha). Hoje o post é um pouco diferente, ele é completa e inteiramente destinado a mulheres, como nós, que batalharam e fizeram o seu papel na arte e ganharam grande reconhecimento. Separei 5 pintoras incríveis para vocês e vou falar um pouquinho sobre cada uma delas. Vamos lá!

FRIDA KAHLO


Como falar sobre mulheres fortes, arte, e não falar desse ícone não é mesmo? Frida Kahlo foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade e sofrimento, tanto que suas obras carregam imagens bem pesadas e cheias de sentimentos. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu.


MARYSIA PORTINARI



Nasceu em 1937 em Araçatuba – SP – Fez o curso de desenho e pintura com Waldemar da Costa e Flavio Mota no Museu de Arte de São Paulo – ao mesmo tempo iniciou seu aprendizado com seu tio Candido Portinari no Rio de Janeiro, na década de 50. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior: Portugal , Espanha, França, Itália, Estados Unidos, México e Argentina.




MARY CASSATT


Mary Cassatt foi uma pintora americana que viveu na França do século XIX, uma das raras mulheres neste meio. Seus pais não apoiavam seus sonhos e ambições, mas A sua paixão pela pintura a fez decidir tornar-se uma artista profissional. Ela se matriculou na Academia de Belas Artes na Filadélfia para estudar pintura. Seu retratos eloquentes revelam a vida particular das mulheres da época, com seu foco em mães interagindo com seus filhos. Suas pinceladas gentis e requintada escolha de cores fazem de suas pinturas obras de arte clássicas e elegantes.


MARGARET KEANE



Quem está por dentro do cinema já conhece esse mulherão. Já assistiram "Olhos Grandes"? O filme foi baseado na história de vida de Margaret. Por muitos anos ela foi casada com um homem que reivindicava os créditos de suas pinturas. Para provar que era a autora das obras, e não o seu ex-marido, ela teve que pintar uma tela a óleo em um tribunal, diante de um juiz federal. Quando o seu marido foi convidado a fazer a mesma coisa perante o juiz, ele se desculpou dizendo que naquele dia não poderia por estar com dor no ombro. Ela ganhou a causa e continuou a pintar os famosos olhos. Depois de se divorciar, Margaret se mudou para o Hawai e viveu por lá 27 anos. Esta mudança tornou suas cores mais brilhantes.




NINA PANDOLFO


Por último deixei uma artista que admiro muito, afinal, não podemos deixar de destacar nossa arte da atualidade né? Nina começou a pintar ainda criança. Vivia no quintal da casa, falando com bichos, brincando com plantas e colorindo livros. Aos 14 anos, decidiu que queria ser artista e ingressou no curso de Comunicação Visual da escola técnica Carlos de Campos, em São Paulo. Nina não gosta de ver seu trabalho taxado como “grafite de mulher”. Ela prefere dizer que pinta o que gosta. E o seu jeito doce gosta de ver as coisas com curiosidade e romantismo. “Eu acho que o universo feminino é encantador. A mulher tem força para muita coisa e, ao mesmo tempo, consegue ser delicada. Acho isso o máximo.”

Essas são apenas algumas mulheres que marcaram a nossa história com a arte, porém não podemos deixar de falar sobre o quanto as mulheres eram e ainda são diminuídas nessa área. Vemos muitas obras retratando mulheres mas TODAS FEITAS POR HOMENS!!! Não somos apenas musas inspiradoras, nós fazemos nossa própria arte, nós temos potencial e merecemos reconhecimento não só pela nossa beleza, mas pelos nossos dons. Vamos colocar a cara para bater e conquistar o mundo! #maisrespeitopelaartefeminina #nãoqueremosflores #respeitaasmina 🙅💓💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário